domingo, 30 de novembro de 2014

Como o treino técnico pode ajudar na preparação física


A Preparação dos atletas caminha cada vez mais para as atividades integradas


O bom desenvolvimento de uma equipa de futebol e dos seus atletas dentro de uma competição está diretamente relacionado com a condição técnica e física em que ela se encontra. É imprescindível que um atleta esteja bem condicionado fisicamente para poder realizar as suas funções técnicas e táticas dentro de uma partida com um grau de excelência necessário e para conseguir manter a regularidade durante a competição.

Isso não significa que se deve dar somente atenção ao treino físico puro. O treino técnico pode auxiliar e muito no desenvolvimento das valências físicas de um atleta de futebol. Preparadores técnicos e físicos devem sempre atuar em sintonia, planeando treinos que visem buscar alternativas que permitam aliar com o máximo de excelência as duas situações, pois sendo o futebol um desporto intermitente é claramente possível desenvolver este tipo de situação.


Com a evolução dos métodos de treino, tanto físicos como técnicos, tem-se uma oportunidade muito grande de criar alternativas que estimulem todas as valências físicas necessárias a um atleta de futebol. Pode-se trabalhar, por exemplo, os tipos de resistência quanto ao especto do metabolismo muscular, ou seja, a resistência aeróbia e anaeróbia através de jogos em campo reduzido. Para isso, basta criar regras que deixem o jogo mais dinâmico, trabalhar em dois ou a um toque, dividir as equipas em números de atletas diferentes, num cenário em que uma tem função específica de marcação e outra posse de bola, e assim por diante.

Consegue-se trabalhar a velocidade, uma das valências mais importante para um atleta de futebol. Um exemplo bastante comum é o seguinte: após realizar um passe no treino técnico, o jogador deverá realizar um sprint de 5 metros em direção à bola. A lateralidade e a agilidade podem ser desenvolvidas também. Basta criar situações específicas.


 É comum no futebol utilizar-se o treino físico-técnico, no qual os fundamentos técnicos são desenvolvidos juntamente com elementos físicos dos atletas - ou pelo menos esse seria o objetivo inicial, mas alguns erros são comumente cometidos nesses tipos de treinos, como ênfase exagerada às valências físicas em detrimento da parte técnica propriamente dita.

Quando isso acontece, a bola acaba entrando mais como um elemento motivacional do que como uma situação técnica a ser desenvolvida. Na maioria das vezes, a culpa cai sobre os tipos de exercícios escolhidos. Por isso deve-se ter um cuidado muito grande na hora de planificar e escolher as atividades a serem utilizadas e os objetivos que se quer atingir.

Exercícios em duplas são os mais utilizados pelos profissionais do futebol, nos quais um atleta realiza os movimentos pré-determinados por um tempo estipulado e o outro apenas joga a bola ou os dois ficam trocando passes ou outro fundamento qualquer até receberem um comando para parar ou trocar de movimento.

Esses tipos de exercícios são os mais encontrados na literatura. A eficácia maior de atividades desse gênero se dá na formação, nas quais existe uma necessidade maior de desenvolvimento das valências físicas como coordenação, força e velocidade do atleta, pois o padrão psicomotor ainda está em fase de desenvolvimento.



Já nas categorias maiores, como júnior ou sénior, deve-se buscar alternativas mais complexas, que se aproximem mais da realidade de jogo, criando situações em que os atletas tenham uma dinâmica de jogo maior. É claro que com atletas profissionais parte-se do pressuposto que eles já tenham um padrão psicomotor altamente desenvolvido e especializado, por mais que muitas vezes não seja isso que acontece.

Não é raro encontrarmos situações em que atletas profissionais tenham grandes dificuldades motoras para realizar exercícios e fundamentos. Nesses casos, os treinadores devem buscar alternativas para tentar obter uma melhoria nos padrões desses atletas, treinando-os em separado.

O planeamento ainda é a melhor maneira de se obter os resultados desejados na preparação de equipas de futebol, independentemente da categoria em que se esteja trabalhando. É muito importante que os profissionais envolvidos na preparação física e técnica tenham uma dose de criatividade para implementar e melhorar os seus treinos. A variação de metodologias de exercício é de suma importância para um melhor rendimento do atleta, pois o psicológico influencia diretamente no rendimento.





Não é uma situação muito agradável para o atleta ficar sempre repetindo os mesmos exercícios - o ser humano precisa sempre de novos desafios, situações diferenciadas e se possível que se aproximem ao máximo da realidade que ele irá encontrar no jogo.

A grande maioria dos atletas sabe o quanto é importante para o seu desenvolvimento e sucesso profissional estar bem condicionado fisicamente, mas encontra uma barreira muito grande na realização de treinos físicos. Muitos já iniciam sua sessão de treino psicologicamente abalados, e isso pode fazer com que seu rendimento caia consideravelmente.

A busca por alternativas que estimulem mais o rendimento do atleta é imprescindível na sua preparação e não só o rendimento físico, mas também o seu lado psicológico.

Uma grande arma que os profissionais envolvidos com a preparação de equipas de futebol têm é tentar mesclar o treino técnico, no qual a “bola” está presente, com os treinos físicos. Fazendo essa aliança, pode-se até conseguir atingir índices de performance muito melhores, não esquecendo é claro que os treinos físicos específicos também são imprescindíveis ao rendimento dos atletas, principalmente no período de preparação ou pré-temporada.

Treino Psicológico! Como fazer! Como treinar! Como tirar rendimento!

Treino, quando falamos nesta palavra, muitas vezes o nosso pensamento direciona-se predominantemente para conteúdos referentes à vertent...