terça-feira, 21 de abril de 2015

Preparação Técnico-tática nas Camadas Jovens


Toda a programação terá como objetivo a evolução dos jovens em várias vertentes, começando na sua formação pessoal, terminando na formação técnico-tática. Os métodos de treino beneficiarão a compreensão do jogo de Futebol, e daí a necessidade da aquisição de destrezas motoras num sentido bilateral, evitando a habitual unilateralidade dos jogadores (isto é, aprendendo a executar as ações técnicas com ambos os pés).
Dever-se-á também evitar favorecer uma especialização precoce dos jovens, dando-lhes oportunidades de experimentarem várias posições em campo, à exceção dos guarda-redes, cuja posição tem de ser obrigatoriamente especializada desde o início.


Delimitação dos conteúdos a abordar:

Tal como em qualquer Acão pedagógica, devem-se estipular os conteúdos a abordar de forma programada e sequenciada. Assim, seguem-se alguns elementos que são essenciais para a formação dos jovens. Não se trata de uma planificação de treino, mas sim de conteúdos que não devem ser esquecidos aquando de uma planificação.
 


Ações Individuais:

- Passe / Receção;
- Condução;
- Drible / Marcação / Desarme;
- Condução para Remate / Remate.

Ações Coletivas:

- Desmarcações;
- Combinações;
- Dobra / Compensações.


Sequencia dos Conteúdos a abordar:

Nesta fase, deverão ser abordadas em primeiro lugar as ações técnico-táticas individuais, passando posteriormente para as coletivas. A ordem adotada para a transmissão das mesmas, passará pela mesma ordem sequencial estipulada nos conteúdos a abordar, que poderá ser ajustada, caso se justifique, em benefício dos jovens. Não obstante, tanto os conteúdos como a sequencialização destes deverá sempre seguir as seguintes normativas:

- Dos exercícios simples para os exercícios complexos;
- Das execuções lentas para as execuções rápidas;
- Dos jogos reduzidos para o jogo formal.

 
 
 

Treino Psicológico! Como fazer! Como treinar! Como tirar rendimento!

Treino, quando falamos nesta palavra, muitas vezes o nosso pensamento direciona-se predominantemente para conteúdos referentes à vertent...