sábado, 28 de dezembro de 2013
ETAPAS A PERCORRER NO ENSINO DO FUTEBOL
Desde o momento que se iniciam na prática do Futebol, até atingirem um nível de alto rendimento, os jovens devem (ou deveriam) passar por um processo de formação coerente em que haja uma progressão da aprendizagem distribuída por diferentes etapas, com objetivos, estratégias e conteúdos, adequados às suas diferentes fases de desenvolvimento.
Se pretendermos elevar o nível qualitativo dos nossos futebolistas, não podemos continuar a trabalhar ao acaso, assistindo à implementação dos mesmos conteúdos e dos mesmos métodos de treino quer se trate de atletas dos escalões de Infantis, Juvenis ou de Seniores.
O Futebol é um jogo que apresenta uma estrutura e um conjunto de situações demasiado complexas para os atletas mais jovens, nas suas primeiras fases de aprendizagem do jogo. Isto porque, como refere Garganta (2000), o jogador tem que, a um tempo, relacionar-se com a bola, e referenciar a sua situação no terreno de jogo, a posição dos colegas, dos adversários e das balizas.
Torna-se então fundamental criar no Futebol situações simples, que vão ao encontro das motivações dos praticantes, proporcionando-lhes formas simples, adaptadas às suas características e ao seu nível de desenvolvimento e que sejam facilitadoras de uma melhor aprendizagem do Futebol.
Podemos associar o ensino do Futebol a Um Processo de CONSTRUÇÃO. Assim, como na construção de uma casa começamos pelos alicerces, passando pelo soalho, as paredes, o telhado, etc., na “Construção” do jogador de Futebol, este vai paulatinamente integrar (por etapas) os diferentes elementos de jogo: Bola, Baliza, Adversário (s), Companheiro (s) e Equipa, para que no final do seu processo de formação possa ter uma participação eficiente e eficaz na abordagem do jogo (formal).
O processo de formação de um jovem futebolista deverá então processar-se por objetivos de complexidade crescente de acordo com as seguintes etapas:
1ª Etapa – RELAÇÃO DO JOGADOR COM A BOLA (Eu e a Bola)
2ª Etapa – RELAÇÃO DO JOGADOR COM A BOLA E COM A BALIZA (Eu, a Bola e a Baliza)
3ª Etapa – RELAÇÃO DO JOGADOR COM A BOLA COM A BALIZA E COM O ADVERSÁRIO (O Duelo 1x1)
4ª Etapa – RELAÇÃO DO JOGADOR COM A BOLA, COM A BALIZA COM O COMPANHEIRO E COM O ADVERSÁRIO (O Jogo a 2)
5ª Etapa – RELAÇÃO DO JOGADOR COM A BOLA, COM A BALIZA COM OS COMPANHEIROS E COM OS ADVERSÁRIOS (O Jogo a 3)
6ª Etapa – RELAÇÃO DO JOGADOR COM A BOLA, COM A BALIZA COM OS ADVERSÁRIOS E COM A EQUIPA (O Jogo a 7)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Treino Psicológico! Como fazer! Como treinar! Como tirar rendimento!
Treino, quando falamos nesta palavra, muitas vezes o nosso pensamento direciona-se predominantemente para conteúdos referentes à vertent...
-
Exercício 1 MATERIAL: 4 barreiras, 10 cones sinalizadores, bolas. DESENVOLVIMENTO : Equipa dividida entre laterais e médios (vermelhos)...
-
Este é o primeiro de uma pequena série de artigos fundamentados no 4-4-2 losango, onde desenharemos um modelo a partir de...
-
Exercício 1 MATERIAL: Cones sinalizadores, estacas, 3 jogos de coletes, bolas. DESENVOLVIMENTO: Duas equipas jogam a dois toques duran...
Grande análise é uma visão muito real do que devia acontecer nos Departamento de formação dos Clubes em geral mas infelizmente não é o que se passa por várias razões uma delas tem que passar pela mudança de mentalidades
ResponderEliminar