Toda a programação terá como objetivo a
evolução dos jovens em várias vertentes, começando na sua formação pessoal,
terminando na formação técnico-tática. Os métodos de treino beneficiarão a
compreensão do jogo de Futebol, e daí a necessidade da aquisição de destrezas
motoras num sentido bilateral, evitando a habitual unilateralidade dos
jogadores (isto é, aprendendo a executar as ações técnicas com ambos os pés).
Dever-se-á também evitar favorecer uma especialização precoce dos jovens, dando-lhes oportunidades de experimentarem várias posições em campo, à exceção dos guarda-redes, cuja posição tem de ser obrigatoriamente especializada desde o início.
Dever-se-á também evitar favorecer uma especialização precoce dos jovens, dando-lhes oportunidades de experimentarem várias posições em campo, à exceção dos guarda-redes, cuja posição tem de ser obrigatoriamente especializada desde o início.
Delimitação dos
conteúdos a abordar:
Tal como em qualquer Acão pedagógica, devem-se estipular os conteúdos a abordar de forma programada e sequenciada. Assim, seguem-se alguns elementos que são essenciais para a formação dos jovens. Não se trata de uma planificação de treino, mas sim de conteúdos que não devem ser esquecidos aquando de uma planificação.
Tal como em qualquer Acão pedagógica, devem-se estipular os conteúdos a abordar de forma programada e sequenciada. Assim, seguem-se alguns elementos que são essenciais para a formação dos jovens. Não se trata de uma planificação de treino, mas sim de conteúdos que não devem ser esquecidos aquando de uma planificação.
Ações
Individuais:
- Passe / Receção;
- Condução;
- Drible / Marcação / Desarme;
- Condução para Remate / Remate.
Ações Coletivas:
- Desmarcações;
- Combinações;
- Dobra / Compensações.
Sequencia dos Conteúdos a abordar:
Nesta fase, deverão ser abordadas em primeiro lugar as ações técnico-táticas individuais, passando posteriormente para as coletivas. A ordem adotada para a transmissão das mesmas, passará pela mesma ordem sequencial estipulada nos conteúdos a abordar, que poderá ser ajustada, caso se justifique, em benefício dos jovens. Não obstante, tanto os conteúdos como a sequencialização destes deverá sempre seguir as seguintes normativas:
- Dos exercícios simples para os exercícios complexos;
- Das execuções lentas para as execuções rápidas;
- Dos jogos reduzidos para o jogo formal.
Nesta fase, deverão ser abordadas em primeiro lugar as ações técnico-táticas individuais, passando posteriormente para as coletivas. A ordem adotada para a transmissão das mesmas, passará pela mesma ordem sequencial estipulada nos conteúdos a abordar, que poderá ser ajustada, caso se justifique, em benefício dos jovens. Não obstante, tanto os conteúdos como a sequencialização destes deverá sempre seguir as seguintes normativas:
- Dos exercícios simples para os exercícios complexos;
- Das execuções lentas para as execuções rápidas;
- Dos jogos reduzidos para o jogo formal.
Sem comentários:
Enviar um comentário