Será
objetivo deste texto falar um pouco sobre fases sensíveis de desenvolvimento
das capacidades motoras e a sua importância no planeamento do processo de
treino.
Em
primeiro lugar é importante definir o que são fases sensíveis e capacidades
motoras.
Fases
sensíveis ou períodos críticos são períodos limitados de tempo na vida dos
indivíduos, em que eles respondem de forma mais intensa do que noutros
períodos, a determinados estímulos do ambiente exterior. No caso do
desportista, existem períodos em que estimulando uma determinada capacidade
motora através do treino, o efeito deste sobre essa capacidade no desportista é
potencializado. Após o término desses períodos o efeito do treino sobre
determinada capacidade é reduzido de forma significativa.
Capacidades
motoras baseiam-se em predisposições genéticas e desenvolvem-se através dos
estímulos de treino. Dividem-se em capacidades motoras condicionais (força,
velocidade, resistência e flexibilidade) e capacidades motoras coordenativas
(Ritmo, Orientação espacial, Reação, Coordenação Motora e Diferenciação
Cinestésica).
O
mais importante não é saber conceitos, é saber o que as ciências do desporto
nos dizem sobre este tema, quais os períodos (fases sensíveis) em que o treino
da velocidade, da força, da resistência, da flexibilidade e das capacidades
coordenativas leva a ganhos mais significativos dessas mesmas capacidades.
O
gráfico em baixo representa a curva de velocidade de crescimento
(centímetro/ano) para rapazes e raparigas ao longo da infância e da
adolescência até à idade adulta e indica-nos os períodos sensíveis para o
desenvolvimento das capacidades motoras.
De uma forma simplista, segundo o gráfico podemos afirmar que os períodos sensíveis para o desenvolvimento da flexibilidade, da velocidade e das capacidades coordenativas acontece preferencialmente na infância (5-11,12 anos), enquanto a resistência e a força têm os seus períodos críticos durante a adolescência até ao início da idade adulta, embora a velocidade tenha um segundo momento sensível ao seu desenvolvimento nesta fase. No entanto, fundamental referir o seguinte:
Existe um momento da adolescência em que a velocidade de crescimento aumenta de forma abrupta, denominando-se este momento de pico de velocidade de crescimento, sendo este pico variável entre indivíduos do mesmo sexo e também entre sexos [sexo feminino (12-13 anos) normalmente tem um pico de velocidade de crescimento antes do sexo masculino (14-15 anos)].
Identificar
quando irá acontecer este pico de velocidade de crescimento é fundamental,
muito mais que as idades. E o que sabemos do desenvolvimento das capacidades
motoras e coordenativas em associação com o pico de velocidade de crescimento?
Capacidades coordenativas, 1º momento de desenvolvimento da velocidade e
flexibilidade têm um maior desenvolvimento antes do pico de crescimento,
durante o pico, o desenvolvimento da resistência e o 2º momento da velocidade é
mais potencializado, enquanto após o pico de velocidade de crescimento, a força
e a resistência anaeróbia têm a sua fase sensível.
Fundamental
aqui será: - Conhecer as fases sensíveis de forma a desenvolver no momento exato as capacidades motoras e coordenativas dos atletas, não ficando comprometido o seu desenvolvimento máximo;
-
Perceber que independentemente da metodologia de treino que consideram mais
vantajosa para a aprendizagem do jogo de futebol, os treinadores de formação
devem perceber que a sua operacionalização deve dar maior ênfase à capacidade
motora e coordenativa que é mais potencializada no momento.
- Identificar precocemente o pico de velocidade de crescimento dos seus atletas (existem metodologias de avaliação), sabendo no entanto que os escalões de iniciados e juvenis são normalmente onde acontece o pico, de forma a ter em conta o princípio da individualidade, já que são idades em que podemos ter um atleta que já ultrapassou o pico e já poderemos desenvolver a força por exemplo, e termos outro atleta que ainda falta um ou dois anos para chegar ao pico e aí o foco será ainda sobre o desenvolvimento da velocidade por exemplo.
-
Embora existam períodos sensíveis de desenvolvimento, qualquer capacidade
motora ou coordenativa poderá ser sempre melhorada. O que queremos dar ênfase é
que estes momentos críticos são fundamentais para o desenvolvimento máximo do
talento.
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