sexta-feira, 29 de junho de 2012

ITÁLIA

A Importância de ter um jogador na posição 6 com qualidade individual para organizar Pelo segundo jogo consecutivo, o italiano Andrea Pirlo foi eleito o melhor em campo e ganhou espaço como possível principal jogador da Eurocopa 2012. Mesmo com os dois golos de Mario Balotelli, Pirlo foi apontado pela Uefa como o maior destaque no triunfo por 2 a 1 contra a Alemanha, quinta-feira, em Varsóvia. Diante da Inglaterra, no domingo, também havia recebido o prémio.
"O time todo foi fantástico contra um adversário muito difícil. Tivemos um grande início de jogo. Agora ficamos na espera por essa final fantástica em Kiev", disse Pirlo sobre o jogo contra a Espanha, domingo, na capital da Ucrânia. Ele foi bastante elogiado pelo dinamarquês Peter Schmeichel, de quem recebeu o troféu. "Para mim, foi a melhor actuação da Eurocopa. Pirlo foi habilidoso com a bola, deu grandes passes e frustrou os alemães", definiu.
Em 90 minutos, Andrea Pirlo foi o jogador italiano: foram 86 passes com acerto de 81%, número relativamente alto para quem sempre está disposto a arriscar uma jogada imprevisível. Mais impressionante é seu aproveitamento nas bolas longas: 13 tentativas, 11 acertos.
Aplaudido pelo técnico Cesare Prandelli enquanto recebia o prémio, ele também foi citado pelo treinador italiano como destaque em campo. "Estou muito orgulhoso desses jovens jogadores, desse time. São todos muito bons jogadores. Tivemos jogadores incríveis como Pirlo. Temos que celebrar tudo e depois nos concentrarmos no próximo jogo".
Gostaria também de aproveitar este artigo para homenagear o Europeu de Miguel Veloso na mesma posição pois foi um dos grandes da nossa selecção sem quase ninguém o referir, e foi por aqui que também passou parte do êxito da nossa selecção. Curioso quando saiu do campo com a Espanha, se já estávamos quase mortos acabamos de cair. As Grandes equipas têm sempre um grande jogador a decidir as transições nesta posição quer queiramos quer não e estão sempre mais perto de ganhar grandes competições.

domingo, 10 de junho de 2012

Posição 6

Sou um admirador dos jogadores que ocupam a chamada posição 6, que para mim é essencial para se jogar bom futebol, por isso não gosto que se esqueçam do Costa Marfinense Yaya Touré no processo de jogo do Manchester City e no Barcelona antes de se mudar para Inglaterra. Três perguntas surgem-me logo. Será que a diminuição da qualidade do Barcelona teve a ver com a saída deste grande jogador? Ou foi a qualidade do Real de Mourinho? O City foi campeão porque tem Touré? Certamente que aconteceu a conjugação de todas .Mas atenção que para mim é diferente, um jogador que seja “pivô” de um que seja um “pivô defensivo” que se limita a equilibrar a equipa e praticamente não entra na organização ofensiva da equipa. Quando o nosso modelo de jogo assenta num jogar mais apoiado, com um bom jogo posicional (no Barcelona é extraordinário), onde o que corre é sobretudo a bola, temos de ter um atleta que ateste uma frase que costumo referir, “o bom jogador não é aquele que torna o movimento mais impressionante numa coisa simples, mas aquele que torna uma coisa simples num movimento impressionante”. Touré nisto é fantástico. Claro que há mais jogadores com a mesma qualidade, embora infelizmente hoje em dia se veja muitas equipas sem um jogador com estas características. Este exemplo deve-se ao facto de já se falar que o Barcelona pratica o melhor futebol de sempre.

Treino Psicológico! Como fazer! Como treinar! Como tirar rendimento!

Treino, quando falamos nesta palavra, muitas vezes o nosso pensamento direciona-se predominantemente para conteúdos referentes à vertent...