sábado, 14 de junho de 2014

COMPREENDER O TREINO COM JOGOS REDUZIDOS

Este tipo de exercícios tem um papel fundamental no treino da equipa, pois permite que aos jogadores treinar várias ações diferentes de forma contínua, assim como compreender o espaço e as movimentações no exercício. Este tipo de exercícios englobam características técnicas, táticas, físicas e psicológicas num só exercício ao mesmo tempo, o que permite aos jogadores treinar perante situações mais parecidas com o jogo.


A participação do treinador

      Em cada sessão de treino com jogos reduzidos, o treinador deve ser extremamente participativo. Cada jogo reduzido é construído para um determinado objetivo, como a pressão, a amplitude, movimentações de rutura ou qualquer complemento que o treinador entenda que os jogadores devem treinar. Assim, o treinador deve participar imenso e manter a oralidade perante os jogadores, ou seja, pedir a concentração perante o objetivo do jogo reduzido. Isto leva os jogadores a fazer um esforço pelos objetivos propostos
 
 
 
 
     Vantagem e desvantagem numérica
        A igualdade numérica permite a aprendizagem eficaz dos elementos técnico-táticos, sejam individuais e coletivos no ataque e na defesa. Num jogo reduzido, quando as duas equipas estão em igualdade numérica, todos os membros participativos treinam de igual para igual. Cada jogador intervém sobre a bola quando for momento certo para essa intervenção, como de desloca no espaço vazio, seja para se desmarcar ou marcar um adversário, assim como para se movimentar no espaço para criar desequilíbrios ou para receber a bola em profundidade.

 

       A superioridade numérica ofensiva produz aceleração do jogo ofensivo e condições mais complexas para o jogo defensivo. Quando uma equipa está em vantagem perante a equipa adversária, existem várias vantagens para ambas as equipas. Ao mesmo tempo que a equipa em vantagem numérica pratica a coordenação entre os seus membros, isto é, os processos defensivos e ofensivos pedidos pelo treinador que podem ser praticados com calma e segurança, a equipa em desvantagem numérica assume a dificuldade em tomar decisões rápidas e precisas, o que possibilita o melhoramento psicológico, como a tomada de decisão, a leitura de jogo e a tranquilidade em enfrentar uma situação difícil.
 
     Conclusão
       Analisando uma partida de futebol, compreendemos que a mesma ação não se repete duas vezes seguidas, pelo menos com frequência. Assim, distinguindo os vários processos de treino, jogos reduzidos tem uma grande vantagem perante exercícios técnicos. Os exercícios técnicos são específicos para ensinar os jogadores perante uma determinada ação técnico-tática. Os jogos reduzidos englobam imensas ações técnico-táticas, ultrapassando assim a aprendizagem para a evolução do atleta perante as situações de jogo reais.
 

terça-feira, 3 de junho de 2014

A PLIOMETRIA NO TREINO DO FUTEBOL

 
       De acordo com as exigências do futebol, o treino de futebol está dividido em várias vertentes, buscando resolver várias questões através dos exercícios. Muito procuradas no futebol, a explosão e a velocidade são conseguidos através de exercícios especializados no desenvolvimento de determinados músculos do corpo. Esta é a resposta à pergunta: "O que é a pliometria?". Em resposta a esta pergunta, a Pliometria é uma das várias vertentes do treino. Mas este artigo apresenta a definição de Pliometria.

        O conceito de Pliometria

        Os músculos têm propriedades elásticas. Essas propriedades formam o conceito da Pliometria que, ao esticar e ao contrair um músculo do corpo, este aumenta os seus índices de velocidade de explosão. Assim, a pliometria é uma forma de exercícios que busca a máxima utilização dos músculos em movimentos rápidos e de explosão.

 
        A biomecânica da Pliometria
        A pliometria procura formas de alcançar a explosividade e a velocidade através dos exercícios, como por exemplo a corrida rápida e saltar alto, ou até mesmo subir e descer uma escada rapidamente. Este tipo de exercícios trabalha a contração e alongamento do músculo de forma sequenciada, procurando a força máxima no menor período de tempo. Isto é, para desenvolver a explosividade e a velocidade dos atletas, o treinador deve desenvolver exercícios que envolvam velocidade e explosão. Estes exercícios devem ter imensas repetições do mesmo movimento, definido pela criação duma reação prévia à ação anterior.


        Como aplicar a Pliometria nos exercícios de futebol?


        Antes de desenvolver a capacidade de explosão do atleta, o treinador deve treinar a força do atleta durante dois ou três meses. O reforço nas junções dos tornozelos, joelhos e bacia, através de exercícios específicos tem grande importância no desenvolvimento da explosão. O ideal será utilizar contrações isométricas em diferentes posições. Depois, o treinador forma exercícios onde o movimento dos músculos é contínuo e específico. Ultrapassar pequenas barreiras é um bom exemplo disso. Quando o atleta desenvolve a força suficiente para passar aos exercícios pliométricos, o uso de pesos não é mais necessário, pois bastará o peso do próprio corpo para o desenvolvimento dos músculos.

        Resumindo as vantagens da Pliometria

- Produção de movimentos explosivos com facilidade, como por exemplo a impulsão ou aceleração

- Aumentar a capacidade do músculo para conseguir uma força máxima num período de tempo inferior

- Melhoria da eficiência mecânica dos músculos utilizados

- Aumento da tolerância para cargas de alongamento mais elevadas

- Aumento de trocas entre sistema nervoso e músculos, que facilitam o rendimento de movimentos rápidos e potentes

 

 

Treino Psicológico! Como fazer! Como treinar! Como tirar rendimento!

Treino, quando falamos nesta palavra, muitas vezes o nosso pensamento direciona-se predominantemente para conteúdos referentes à vertent...