terça-feira, 3 de junho de 2014

A PLIOMETRIA NO TREINO DO FUTEBOL

 
       De acordo com as exigências do futebol, o treino de futebol está dividido em várias vertentes, buscando resolver várias questões através dos exercícios. Muito procuradas no futebol, a explosão e a velocidade são conseguidos através de exercícios especializados no desenvolvimento de determinados músculos do corpo. Esta é a resposta à pergunta: "O que é a pliometria?". Em resposta a esta pergunta, a Pliometria é uma das várias vertentes do treino. Mas este artigo apresenta a definição de Pliometria.

        O conceito de Pliometria

        Os músculos têm propriedades elásticas. Essas propriedades formam o conceito da Pliometria que, ao esticar e ao contrair um músculo do corpo, este aumenta os seus índices de velocidade de explosão. Assim, a pliometria é uma forma de exercícios que busca a máxima utilização dos músculos em movimentos rápidos e de explosão.

 
        A biomecânica da Pliometria
        A pliometria procura formas de alcançar a explosividade e a velocidade através dos exercícios, como por exemplo a corrida rápida e saltar alto, ou até mesmo subir e descer uma escada rapidamente. Este tipo de exercícios trabalha a contração e alongamento do músculo de forma sequenciada, procurando a força máxima no menor período de tempo. Isto é, para desenvolver a explosividade e a velocidade dos atletas, o treinador deve desenvolver exercícios que envolvam velocidade e explosão. Estes exercícios devem ter imensas repetições do mesmo movimento, definido pela criação duma reação prévia à ação anterior.


        Como aplicar a Pliometria nos exercícios de futebol?


        Antes de desenvolver a capacidade de explosão do atleta, o treinador deve treinar a força do atleta durante dois ou três meses. O reforço nas junções dos tornozelos, joelhos e bacia, através de exercícios específicos tem grande importância no desenvolvimento da explosão. O ideal será utilizar contrações isométricas em diferentes posições. Depois, o treinador forma exercícios onde o movimento dos músculos é contínuo e específico. Ultrapassar pequenas barreiras é um bom exemplo disso. Quando o atleta desenvolve a força suficiente para passar aos exercícios pliométricos, o uso de pesos não é mais necessário, pois bastará o peso do próprio corpo para o desenvolvimento dos músculos.

        Resumindo as vantagens da Pliometria

- Produção de movimentos explosivos com facilidade, como por exemplo a impulsão ou aceleração

- Aumentar a capacidade do músculo para conseguir uma força máxima num período de tempo inferior

- Melhoria da eficiência mecânica dos músculos utilizados

- Aumento da tolerância para cargas de alongamento mais elevadas

- Aumento de trocas entre sistema nervoso e músculos, que facilitam o rendimento de movimentos rápidos e potentes

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Treino Psicológico! Como fazer! Como treinar! Como tirar rendimento!

Treino, quando falamos nesta palavra, muitas vezes o nosso pensamento direciona-se predominantemente para conteúdos referentes à vertent...