segunda-feira, 19 de maio de 2014

FUNDAMENTOS DO 4-4-2 LOSANGO (Parte 1)


 Este é o primeiro de uma pequena série de artigos fundamentados no 4-4-2 losango, onde desenharemos um modelo a partir deste sistema tático. Como todos sabemos, o jogo sem bola é muito importante. Se, quando a bola está na nossa posse, apenas um jogador a têm, os restantes dez jogadores devem saber como se movimentar, quando não temos a posse de bola são onze jogadores que se devem movimentar corretamente. Existem muitos processos para impedir que o adversário atinja a nossa baliza com a bola, e a pressão em zonas adiantadas do terreno é um desses processos. Desta forma, vamos desenhar algumas soluções para pressionar alto através do esquema 4-4-2 losango.

       Porque pressionar no 4-4-2 losango, em zonas adiantadas do terreno?

       Pessoalmente, não gosto do 4-4-2 losango por completo. Alguns dos Comportamentos táticos defensivos no futebol, relacionados ao sistema 4-4-2 em losango são difíceis de compreender e até de resolver. A organização entre os jogadores do meio-campo não deixa muito a desejar, e para que estes se mantenham organizados, a defesa deve estar sempre próxima e a cobrir os médios. Apesar de ser um esquema tático com tendência ofensiva (pelo menos, eu gosto mais do 4-4-2 losango para equipas ofensivas e não defensivas), também é possível defender bem se soubermos organizar os vários momentos de jogo como é descrito neste artigo. 

       Podemos, de qualquer forma, aliar o 4-4-2 losango à pressão alta, para obrigar o adversário ao erro. Este método de defesa requere laterais pouco subidos, médios pressionantes e avançados ativos também na pressão contra os adversários. Se algum destes setores falhar, este método defensivo não terá resultado. De qualquer forma, em qualquer método defensivo, nenhum setor pode falhar. Vejamos:



       O meio-campo é composto apenas por 4 jogadores, organizados em espaço largo. Quatro jogadores são pouco para uma equipa que pretende  controlar o meio campo, especialmente porque ficará sempre um corredor de vago se o espaço for bem fechado. Os avançados devem então recuar e ajudar a pressionar, para criar vantagem numérica com o apoio da defesa. Desta forma, com linhas próximas, o 4-4-2 losango torna a zona central do terreno super povoada, sendo difícil de ultrapassar. Mas, caso o meio-campo não pressione o suficiente para recuperar a posse de bola, restará apenas uma linha de quatro jogadores, sem cobertura, que pode ser facilmente ultrapassada. Portanto, os médios devem ser bastante pressionantes



        Se a linha da defesa estiver demasiado longe dos jogadores do meio-campo, isso representa que o espaço defensivo entre a defesa e os médios é ocupado apenas pelo médio defensivo ou trinco. Isso representa pouco. O princípio da cobertura defensiva afirma que um segundo jogador se coloca em posição atrás de um primeiro jogador, para que este tenha liberdade para desarmar. Uma linha defensiva bastante longe dos médios não representa cobertura defensiva a estes, que forem ultrapassados, a equipa perderá o controlo do jogo. A linha da defesa nunca pode ficar muito distante dos médios, pois isso representa o controlo do jogo.



       Quanto aos avançados, estes devem estar sempre em jogo. Devem sempre pressionar nas costas do portador, fechar linhas de passe e obrigar os adversários ao erro. Se a  linha defensiva se mantém próxima dos médios e lhe garante cobertura, os avançados juntam-se aos médios para recuperar a posse de bola, formando vantagem numérica na zona onde esta se encontra. Desta forma, existem quatro jogadores a pressionar o portador de frente, dois a pressionar as costas do portador e quatro jogadores em cobertura defensiva, para que os restantes tenham liberdade para tentar recuperar a bola.

       Conclusão

       Este método defensivo baseado neste esquema tático, não é um método defensivo geral do mesmo. Pode ser utilizado em outros sistemas táticos, como podemos recuperar a bola através da pressão alta. Um facto é que não é fácil defender em 4-4-2 losango, a não ser que a equipa seja bem treinada. Por outro lado, dado o esforço que é pedido aos jogadores, este sistema tático pode até ser utilizado para os manter concentrados, tornando-se assim, numa excelente ferramenta. Em outros artigos, continuaremos a explorar o nosso 4-4-2 losango. Até já

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Treino Psicológico! Como fazer! Como treinar! Como tirar rendimento!

Treino, quando falamos nesta palavra, muitas vezes o nosso pensamento direciona-se predominantemente para conteúdos referentes à vertent...