quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

A Importância do Treinador


Além de ter formação e ser profissionalmente qualificado, um treinador tem que ter outras capacidades para “prender” as pessoas ao desporto, motivar, transmitir os seus conhecimentos para que se pratique de forma saudável e gerar segurança. O estilo de comunicação e o discurso de um treinador são uma ferramenta poderosa na sua profissão.É, no fundo, como todos devíamos ser como pais, educadores, chefes e até como amigos.


Cuida da autoestima dos atletas
É influenciada pela imagem que recebem do treinador. Fala em termos positivos, projetando uma imagem de capacidade, “sei que és capaz, espero isto de ti porque sei que o podes conseguir, gosto de trabalhar contigo, tenho orgulho em ter-te na minha equipa”.
Transmite segurança
Ouvir palavras sobre progresso, acertos e avanços, gera segurança. “Cada vez melhor, estás no caminho
certo”. Vais conseguir que a pessoa sinta que o esforço está a valer a pena e que hoje é melhor desportista do que o que era ontem.


Motiva, adequando-te à personalidade de quem estás a dirigir
Nem todas as pessoas respondem aos vídeos motivacionais. Saber o que motiva um desportista é tão fácil como perguntar-lhe “o que te motiva, o que te emociona?”. A sensibilidade, a personalidade, a experiência prévia influenciam a nossa forma de sentir.
Corrige de forma positiva, oferecendo soluções
Tens duas maneiras de corrigir: fazendo finca-pé no que falha ou descrevendo o que é necessário para realizar o exercício de forma correta. Dá mais ênfase às soluções e áreas de melhoria. O cérebro entende e processa melhor a informação recebida em termos positivos. “Faz isto” em vez de “não faças isto”.


Não grites nem humilhes
Não pressiones, pede apenas responsabilidade. Muitos treinadores pensam que a pressão ativa e coloca o desportista na tarefa. Alguns respondem bem ao desafio ou à provocação, mas muitos sentem-se ridículos e humilhados. Motiva muito mais uma palavra de alento num tom positivo que sentir-se
ameaçado. Pensar que a provocação possa gerar ansiedade em quem a recebe é motivo suficiente para não a utilizar.
Sê empático, tens uma pessoa à frente
Além do desporto, tem família e se não é profissional também tem um trabalho e sobretudo tem problemas. Ser empático é colocar-nos no lugar de quem treinas, sem julgar. Pensar que se um dia não dá o melhor de si, pode não significar que não esteja comprometido, talvez tenha um problema que nem te mostraste interessado em saber. Perguntar como está e se podes ajudar pode ser muito mais  motivador que continuar a insistir para trabalhar com sacrifício.


Sê amável e interessa-te pelas pessoas que treinasO aspeto profissional é importante, mas o humano é mais ainda. Tem atenção a como se encontram,
se aparentam felicidade ou tristeza. Não precisas de resolver os seus problemas, apenas demonstrar
interesse por eles.
Comunicação verbal
Fala mais de ti do que as tuas palavras. Sorri, dá a mão, uma palmada nas costas, dá um grande abraço.
São muitas as relações que se estragam por falta de entendimento e comunicação. E muitas
mantêm-se pela cumplicidade, porque a pessoa se sente compreendida, querida e motivada. E isto depende da forma como comunicas.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Treino Psicológico! Como fazer! Como treinar! Como tirar rendimento!

Treino, quando falamos nesta palavra, muitas vezes o nosso pensamento direciona-se predominantemente para conteúdos referentes à vertent...