sexta-feira, 1 de março de 2019

A História do 3:5:2 Com 2 alas

CURIOSO ou Talvez não!



O 3-5-2  com dois alas e dois avançados, é um padrão tático muito utilizado no mundo do futebol, o que comprova isto, é que mesmo no Brasil, é o segundo modelo tático mais utilizado, perdendo apenas para o tradicional e mais utilizado 4-4-2. É uma tática, que costuma ser caracterizada como defensiva, por  possuir 3 defensas centrais, porém, na prática, nem sempre isso é uma realidade. abaixo, colocarei alguns detalhes quanto a sua história e como funciona nos dias atuais:
O 3-5-2 com 2 alas, 3 médios, 2 defensas e geralmente um líbero, surgiu na Inglaterra, entre os anos finais da década de 80 e começo da década de 90. Não existem registos das primeiras equipas a utilizarem este esquema, nem a data precisa de sua criação, porém, foi um padrão que começou a ser considerado como tendencia entre clubes de países como Inglaterra, Itália e Alemanha, estes foram países que se adequaram bem a este estilo e foi justamente nestes países, que possuem os primeiros registos de sua criação. Foi um esquema que teve certa importância histórica, pois de certa forma introduziu o modo de jogar da década de 90, sendo o esquema mais utilizado no Mundial de 1990.



No plano tático, o 3-5-2 surgiu de uma variação do 4-4-2 inglês tradicional, com a ideia de dar maior variações de jogadas. A ideia base do 3-5-2, é povoar o meio campo e dar maior estabilidade tanto para a defesa, quanto para o ataque, utilizando duas peças fundamentais para seu padrão tático:
O líbero – que pode tanto fazer o papel defensivo, quanto o ofensivo. No primeiro, o libero posiciona-se atrás dos dois centrais, num sistema de marcação a zona, com a ideia de prevenir a defesa de contra-ataques em velocidade do adversário e atuar como “um sistema de escape”, quando um dos dois centrais comete erros em jogadas perigosas. Na segunda função, o libero posiciona-se a frente da linha defensiva, em uma zona entre os zagueiro e o primeiro meio campista, tendo como principal função, acrescentar uma opção para a saída de bola, facilitando a construção de jogadas.


Os alas – que talvez, sejam os principais jogadores deste esquema. No 3-5-2, o ala deve ter a capacidade de atacar e criar jogadas com qualidade, assim como também deve ter boa noção defensiva, para desempenhar bem sua função. Neste esquema, onde estão muitos jogadores concentrados no meio campo, centralizados, é muito importante que os alas façam as jogadas de linha de fundo com qualidade, pois caso contrario, a equipa acaba sendo marcada muito facilmente e por consequência, não consegue reter a posse de bola por muito tempo ou dar objetividade a mesma, o que no futebol atual, é o primeiro passo para a derrota.

Outra questão muito importante, é que para o 3-5-2 funcionar, alem de alas capacitados, também é necessário possuir centrais que tenham boa qualidade na saída de bola e um trinco competente, que tenha capacidade de criar e organizar o meio campo, para suprir a ausência de outro jogador de mesma característica ao lado.  Caso não tenham estes jogadores, a equipa corre o risco de ficar recuada demasiadamente e facilitar a construção de jogadas do adversário.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Treino Psicológico! Como fazer! Como treinar! Como tirar rendimento!

Treino, quando falamos nesta palavra, muitas vezes o nosso pensamento direciona-se predominantemente para conteúdos referentes à vertent...