sexta-feira, 13 de maio de 2011

Rotura de Ligamentos Cruzados - Problema dos Futebolistas

Como se tratam as lesões dos joelhos?

O joelho é a maior articulação do corpo humano, e a que mais frequentemente sofre lesões.
Os ortopedistas utilizam uma variedade de métodos para tratar as lesões dos joelhos.
O método mais comum é: repouso, gelo, compressão e elevação.
Descanse o joelho não exercendo carga sobre ele, ou andando com o apoio de canadianas;
Aplique gelo para controlar o edema (inchaço);
Use uma ligadura elástica de compressão que fique justa e não tão apertada que cause dor;
Finalmente, mantenha o joelho elevado.

O que é uma rotura de ligamentos?

Habitualmente, quando as pessoas falam em rotura de ligamentos, estão geralmente a falar de uma rotura do menisco. Este tipo de lesão é muito comum nos atletas (em especial nos futebolistas). O menisco é uma cartilagem forte, com uma consistência que se assemelha à borracha, e age como um amortecedor do choque, à semelhança do que se passa com os amortecedores do carro. As roturas do menisco podem ocorrer quando se roda sobre o joelho, quando se faz um drible, ao abrandar durante uma corrida, ou ao se ser placado (como acontece no râguebi). Neste tipo de lesões há geralmente contacto directo entre duas pessoas durante a prática de um desporto.
O que é uma artroscopia do joelho?

Se tem dor ou edema (inchaço) persistente no joelho, o procedimento cirúrgico conhecido como artroscopia pode ajudar a aliviar estes sintomas e a resolver o problema.

A artroscopia permite ao ortopedista diagnosticar e tratar patologias do joelho, uma vez que mostra o interior do joelho, através de pequenas incisões, utilizando um instrumento do tamanho de um lápis, chamado artroscópio. A lente permite a transmissão de uma imagem do seu joelho, através de uma pequena câmara, para um monitor de televisão. A imagem permite ao ortopedista examinar de forma minuciosa o interior do joelho, e determinar a causa do problema.
Durante este procedimento, o ortopedista pode introduzir instrumentos cirúrgicos através das pequenas incisões feitas no joelho, de forma a remover ou a reparar as estruturas danificadas.
Com a evolução dos artroscópios, este procedimento tem-se tornado cada vez mais eficaz, tanto para obter um diagnóstico preciso como para tratar de forma eficiente as patologias do joelho.

O que causa uma rotura do LCA (Ligamento Cruzado Anterior)?

Quando se muda de direcção rapidamente, se começa a diminuir a velocidade da corrida, ou se cai após um salto, pode-se fazer uma rotura do ligamento cruzado anterior. Os atletas que praticam basquetebol e ski e os atletas que usam ténis com pitons, como é o caso dos futebolistas, são mais susceptíveis de sofrer lesões do LCA.
O que causa uma rotura do LCP (Ligamento Cruzado Posterior)?

As lesões do ligamento cruzado posterior, são geralmente causadas por uma pancada na parte frontal do joelho, ou por pousar mal a perna durante um jogo vigoroso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Treino Psicológico! Como fazer! Como treinar! Como tirar rendimento!

Treino, quando falamos nesta palavra, muitas vezes o nosso pensamento direciona-se predominantemente para conteúdos referentes à vertent...