terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Preleções

Se consultarmos num dicionário a definição da palavra preleção, encontraremos, a de que ela é um tipo de “discurso” ou “conferência didática”.
Certamente muitos de nós, quando escutamos falar em preleção, rapidamente somos remetidos ao pensamento da conversa pré-jogo ou competição, como um complemento ou suplemento final de informações sobre o jogo ou como uma “injeção” motivacional voltada para a partida. Devemos no entanto olhá-la também como possibilidade presente durante as sessões de treino (e aí talvez muitos digam que preleção em treino é reunião, e não preleção).
Independente do nome que lhe damos, a preleção é uma ferramenta didática importante que se utiliza antes de um jogo, completa um ciclo de trabalho planificado para a partida. Se utilizada na semana de treinos auxilia na composição mais eficaz do trabalho (solucionando dúvidas, problemas e dando significado e mais consistência aos treinos).
Quando se acaba uma partida, o treinador já deverá estar concentrado na próxima, de tal forma que a conversa pós-jogo (que é necessária sim!) seja o marco inicial dos preparativos para o jogo seguinte (ou seja ela deve ser pensada como primeira preleção para o próximo jogo).
Se entendermos a semana de trabalho que prepara para uma partida, como parte de um processo, olhemos a preleção pré-jogo como final dessa “parte”.
Ingenuamente corremos o risco de acreditar que essa preleção pré-jogo representa momento único e exclusivo para sensibilizar os jogadores a colocarem as suas “vidas” em campo. Daí, atribui-se com certa frequência, como resposta ao mau desempenho em campo, a ineficiência da preleção em injetar ânimo aos atletas.
A preleção pode e deve sim, colaborar como algo a potencializar o desempenho atlético. Mas assim é também a semana de trabalho. Todo o dia, o tempo todo, cada treino deve ser uma oportunidade única dentro do processo para dar significado àquilo que se treina (significado físico-técnico-tático-mental). A motivação para o jogo precisa nascer nos treinos. A motivação para os treinos deve partir da significação dos mesmos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Treino Psicológico! Como fazer! Como treinar! Como tirar rendimento!

Treino, quando falamos nesta palavra, muitas vezes o nosso pensamento direciona-se predominantemente para conteúdos referentes à vertent...