quinta-feira, 10 de abril de 2014

A IMPORTÂNCIA DE SABER CRIAR ESPAÇOS


Todos nós temos as nossas ideias e fundamentos para organizar uma equipa, seja em função do que aprendemos, seja em função do que acreditamos. Pessoalmente, gosto de equipas bem organizadas, equilibradas entre defesa e ataque, e que sejam capazes de controlar o jogo.
Porém, quando escolhemos um modelo de jogo, não podemos ficar só pelos princípios. Precisamos de ideias e fundamentos, seja para o jogo com bola ou sem bola, seja para a forma como exploramos os espaços e sejam quais for os espaços que pretendemos explorar. Existem vários espaços no campo que podemos explorar, mas existe um que é comum a todos os modelos de jogo: a zona de finalização. A questão é, o que precisamos para levar a bola até à zona de finalização? Como a recuperamos? Como a levamos ao ataque? São estas perguntas a que procuramos resposta no artigo de hoje.
 

 

 1. Saiba jogar com a bola        Não é obrigatório ter a bola. Muitos acreditam que é necessário ter a bola em sua posse para ganhar um jogo, mas é apenas um conceito. Por exemplo, Arsene Wenger já referiu que prefere entregar a bola, porque a equipa que tem a bola tem responsabilidade de a manter e comete erros. José Mourinho também entende que é mais importante controlar os vários momentos de jogo do que outro conceito. Mais importante do que ter a bola é saber o que fazer com ela. É necessário saber para quais espaços explorar, como explorar e quando explorar.
 
   2. Saiba jogar sem a bola

       Este conceito, é mais importante do que qualquer outro, porque é precisamente o jogo sem bola que permite manter a sua posse, assim como permite criar situações de finalização para que possamos obter o golo. Em qualquer partida, apenas um e só um jogador tem a bola em sua posse. Em sua volta, está uma equipa de dez jogadores que precisam de se movimentar para oferecer linhas de passe ao portador, seja a curta ou longa distância, para que este possa seguir com o jogo.
 
 

 

 Ao mesmo tempo, estão onze jogadores da equipa adversária, que precisam de se movimentar para ocupar os espaços mais perigosos. Tanto para quem ataca como para quem defende, é fundamental saber ocupar espaços em função de um objetivo coletivo, para que todos possam sair a ganhar. Por outro lado, para a equipa que tem posse de bola, quem não tem bola deve ser sempre um apoio ao portador da bola em todos os momentos, seja como linha de passe ou para reagir se este perder a bola. Quem não tem bola, não se livra da responsabilidade de jogar em equipa em momento algum.
    


    




Sem comentários:

Enviar um comentário

Treino Psicológico! Como fazer! Como treinar! Como tirar rendimento!

Treino, quando falamos nesta palavra, muitas vezes o nosso pensamento direciona-se predominantemente para conteúdos referentes à vertent...